Medicina Natural – Opções de tratamentos naturais

Os tratamentos naturais estão na moda mas poucos sabem o que é Naturologia e qual terapia alterativa é indicada para cada situação.

Muitos clientes nos perguntam sobre o poder de cura da argila, ou se é possível utilizar óleos essências no tratamento contra o câncer e por aí vai. Mas antes de falar sobre estes assuntos, vamos explorar o universo das terapias naturais e algumas das especialidades da naturologia.

Naturologia é a ciência que estuda e aplica Tratamentos Naturais para beneficiar a saúde.

Esta ciência milenar considera os estados físico, mental e emocional do individuo antes de cada terapia e tratamento adotado, promovendo qualidade de vida e equilíbrio entre o ser humano e o meio em que vive.

A forma mais antiga e conhecida de medicina natural é a fitoterapia.

A fitoterapia estuda o uso de plantas e ervas medicinais no tratamento de doenças. O famoso chá de alho com limão para curar a gripe é uma evidência disto.

Hoje a fitoterapia transita entre o mundo da medicina alternativa e a medicina tradicional já que encontramos diversos produtos com ação terapêutica comprovada cientificamente e isso inclui indicações e contra-indicações portanto é importante consultar um profissional da área da saúde antes de iniciar uma dieta com algum chá emagrecedor que promete milagres.

Dentro das terapias milenares, a Medicina Chinesa é a mais procurada.

E aqui no Brasil a terapia de acupuntura chinesa se tornou tão popular que a especialidade é encontrada em todos os estados brasileiros, aceita por convênios médicos e também oferecida no Sistema Único de Saúde – SUS.

Na Medicina Oriental, destaca-se ainda a Medicina Ayurveda.

Adotada como a medicina oficial na Índia até hoje os conhecimentos ayurvedas foram muito disseminados e são utilizados em todo o mundo.

No brasil é muito popular entre profissionais de naturologia, psicologia, nutrição, fisioterapia e bem-estar. Os resultados são tão eficazes que esta terapia integral já está sendo inserida no sistema público de saúde.

Um fato interessante é que a medicina ayurvédica é considera a mãe da medicina por ter sido o alicerce das Medicinas Romana, Grega, Árabe e até mesmo da Medicina Tradicional Chinesa que utilizou os estudos ayurvedas ou ayurvédicos para evoluir na busca do equilíbrio entre o corpo e o espirito.

Igualmente funcional é a Medicina indígena.

Esta medicina natural chamou bastante atenção cientifica na década de 80 e recentemente voltou a provar sua eficácia com o quebra pau ou Phylantus niruri, planta da amazônia que foi patenteada pela empresa americana Fax-Chase Center devido a sua eficácia contra a hepatite B.

A cultura indígena mundial é imensamente rica e envolta em segredos milenares.

O conhecimento indígena latino americano referente a floresta e os recursos nela encontrados proporciona uma terapia integral de cura e transformação de hábitos e isto vem influenciando o cardápio de chefs de cozinha, bem como o leque de terapias alterativas proporcionadas por profissionais de saúde e bem estar. Além de ser explorado por grandes marcas internacionais de beleza justamente pela eficácia comprovada dos ingredientes naturais destas terapias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *